Saber como se comporta a pressão arterial durante as atividades diárias do paciente é fundamental para o Médico avaliar e diagnosticar possíveis alterações da pressão arterial.
Para a realização deste exame é colocado na cintura do paciente um aparelho leve e pequeno, ligado a uma braçadeira semelhante às utilizadas pelos aparelhos tradicionais de medição da pressão arterial.
Este aparelho mede e regista, automaticamente, a pressão arterial a cada 30 ou 60 minutos, incluindo durante o sono.
Este exame não apresenta desconforto signiticativo nem interfere nas atividades diárias do paciente, que se devem manter normalmente.
A Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial (MAPA) é recomendada quando se deseja estudar com mais profundidade a pressão arterial quando, por algum motivo, se suspeita que a pressão medida no consultório médico não seja a mesma que ocorre em outros momentos do dia do paciente.
Quando realizar
O MAPA é indicado para pacientes com suspeita de variações de pressão arterial ou para aqueles que já estão em tratamento.
É frequente encontrar pacientes com alguma ansiedade por estar num ambiente de consultório médico o que dificulta uma avaliação precisa da sua tensão arterial. Nestes casos o exame Mapa é eficaz por possibilitar todo o registo da tensão arterial no contexto habitual do paciente, ou seja, em sua casa, no trabalho, no seu dia a dia normal.
Preparação
Para a realização deste exame é aconselhado a utilização de roupa prática e não poderá tomar banho enquanto estiver com o aparelho para não o molhar. Ao dormir também deve evitar o lado do braço onde se encontra o medidor de tensão.
Deve, ainda, ser escolhido um dia que não envolva a prática de atividades não frequentes no dia a dia para que o exame seja o mais conciso possível.
Procedimentos
Para a realização do MAPA será colocado no paciente um mini gravador digital que ficará preso à cintura através de um cinto. Num dos seus braços será colocado uma manga do medidor de tensão que será colocado, preferencialmente, no braço menos utilizado e com ligação ao mini gravador através de um fio.
De tempos em tempos a braçadeira inflará e medirá a pressão arterial naquele momento e em contexto da sua rotina diária. Será também solicitado ao paciente que faça o registo das horas em que ingere algum medicamento ou faça alguma prática desportiva que exija algum esforço.
Após as 24h o paciente volta a dirigir-se à clínica para devolver todo o equipamento e algum registo que tenha feito.
Com este exame indolor, e com um maior número de medidas da pressão arterial, é possível correlacionar os valores obtidos com as atividades do dia a dia e ainda detetar se existe subida de pressão durante o sono.
Exames associados: